Dentes apinhados ou encavalados são bastante comuns na maior parte da população. Em torno de 65% das pessoas não tem os dentes permanentes completamente alinhados e possuem algum tipo de disfunção no crescimento e desenvolvimento dental.
Essa disfunção costuma incomodar muito os pacientes, pois além de mexer com a autoestima, também impacta diretamente em funções essenciais como a dicção, a mastigação e até mesmo em nossa respiração. No entanto, muitas vezes o paciente pode ter os dentes apinhados ou encavalados e não saber.
Por isso, é muito importante passar por uma avaliação com um dentista. Além da questão estética, o apinhamento dental pode trazer diversos prejuízos à saúde bucal!
Os alinhadores transparentes da Invisalign são uma alternativa para solucionar este problema. Para que você possa entender um pouco mais do que são e o que causa os dentes apinhados ou encavalados, explicaremos detalhadamente neste artigo tudo que você precisa saber sobre o assunto.
O que são dentes apinhados ou encavalados?
Os dentes apinhados são popularmente conhecidos como dentes encavalados ou tortos. O apinhamento dental é uma condição ortodôntica que caracteriza o desalinhamento da arcada dentária, resultando em um tipo de má oclusão.
De forma simples e resumida, é quando o paciente não tem espaço suficiente para que seus dentes encaixem naturalmente na mordida. Dessa forma, eles podem se agrupar, sobrepor e torcer, muitas vezes sendo empurrados para frente ou para trás.
Esse quadro é muito associado à falta de espaço na arcada dentária. No entanto, existem diversos outros fatores que podem deixar os dentes apinhados ou encavalados, como veremos mais adiante.
O apinhamento dental traz muitos prejuízos para a estética do paciente, que gostaria de ter um sorriso bonito e alinhado. No entanto, os prejuízos para a saúde bucal são ainda maiores.
Isso acontece porque o mau posicionamento dos dentes dificulta a escovação devido a diminuição do espaço, favorecendo a gengivite em função do acúmulo de placa bacteriana. O paciente também pode apresentar desgaste dentário, porque os dentes apinhados ficam fora da posição correta na arcada dentária.
A seguir explicaremos quais as principais causas dos dentes apinhados ou encavalados.
O que causa dentes apinhados ou encavalados?
Os dentes apinhados ou encavalados podem ser causados tanto por aspectos genéticos quanto por problemas na respiração e maus hábitos. Cada paciente possui as suas próprias particularidades quanto ao grau do apinhamento.
Para saber o que está causando a condição, é fundamental a avaliação de um profissional especializado. As principais causas para os dentes apinhados ou encavalados são:
- aspectos genéticos: a informação genética que recebemos determina o tamanho das nossas arcadas dentárias, proporção dos ossos maxilares e malformações faciais, influenciando na posição dos dentes;
- falta de espaço na arcada: se não há espaço suficiente para acomodar os dentes na arcada dentária, eles certamente acabarão se apinhando. Mesmo depois de corrigidos, os pacientes precisam usar as contenções corretas para que eles não voltem a se sobrepor;
- maus hábitos: por mais que a genética seja favorável, maus hábitos respiratórios ou alimentares podem colaborar para o desalinhamento dos dentes (principalmente na infância quando a dentição ainda está sendo formada). Hábitos como: uso de chupeta e mamadeira, chupar os dedos, roer as unhas ou objetos e pressionar a língua constantemente sobre os dentes pode deixá-los apinhados;
- nascimento do siso: quando não há espaço suficiente para o nascimento do dente siso, ele acaba pressionando os outros dentes até que fiquem encavalados;
- traumas e malformações: acontecem com menos frequência, mas traumatismos, lesões ou algum tipo de malformação podem desalinhar os dentes;
- bruxismo: em um primeiro momento, o bruxismo desgasta e amolece os dentes. Em casos mais graves pode comprometer a região óssea, a mandíbula e a gengiva, facilitando dentes apinhados ou encavalados;
- respiração pela boca: especialmente nas crianças, a prática de respirar pela boca pode modificar os ossos maxilares e o formato da arcada dentária, facilitando o apinhamento dental.
Não corrigir dentes apinhados e encavalados pode prejudicar a saúde bucal. Os problemas mais comuns são a cárie e o tártaro, que podem evoluir para casos mais sérios, como a periodontite. Dentes apinhados também podem levar à mordida incorreta, o que pode causar outros desconfortos, como dores de cabeça, de ouvido ou dores ao mastigar e se alimentar.
Como tratar os dentes apinhados ou encavalados com Invisalign
Dentes apinhados ou encavalados podem (e devem!) ser corrigidos com os alinhadores transparentes Invisalign. Os alinhadores são confortáveis, práticos e discretos, ideais para jovens e adultos que buscam discrição.
As placas removíveis facilitam as refeições e a escovação, dando muito mais conforto ao paciente. Elas devem ser usadas em torno de 22 horas por dia durante o tempo recomendado pelo ortodontista.
Venha transformar o seu sorriso no Aligner Studio. Agende agora mesmo uma avaliação.
Escrito por Dra. Samanta Nigro CRO-PR 12242
Formada em Odontologia pela PUC_PR, especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela PUC-PR, especialista em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia-PR e membro da Sociedade Paranaense de Ortodontia. Invisalign® Top Doctor Diamond, certificada pelo curso Invisalign by Instituto Maio e fellowship em alinhadores.