A mordida profunda ou sobremordida é um diagnóstico muito comum no consultório dos ortodontistas. A condição é muito frequente em crianças, mas também pode acometer adultos.

Muito além da questão estética, a mordida profunda ou sobremordida pode trazer problemas de saúde como feridas no céu da boca e até mesmo danos nos músculos e articulações se não for tratada corretamente.

Se você acredita que possa ter uma mordida profunda e tem dúvidas sobre esta condição, continue lendo este artigo. Nele falaremos sobre as causas e sintomas, além de como você pode tratar a mordida profunda ou sobremordida.

O problema é totalmente passível de correção, especialmente com os alinhadores transparentes da Invisalign®. Boa leitura!


O que é a mordida profunda ou sobremordida?

A mordida profunda ou sobremordida é uma condição em que os dentes superiores se sobrepõem aos dentes inferiores. Grande parte das pessoas possuem um pouco de sobremordida. No entanto, quando o espaçamento ultrapassa 3 milímetros, é necessário buscar tratamento dentário para que a mastigação não seja afetada.

A mordida profunda ou sobremordida pode estar relacionada com uma desordem de nível esquelético (mordida profunda esquelética), ou com desordens ao nível dentário (mordida profunda dentoalveolar).


Tipos de mordida profunda ou sobremordida

A mordida profunda possui dois tipos de classificação. Primeiro ela pode ser caracterizada como congênita ou adquirida:

  • Congênita: ela é causada por alterações esqueléticas ou dentoalveolares, que são características genéticas. A maioria das mordidas profundas são hereditárias;
  • Adquirida: quando a sobremordida se desenvolve com o passar do tempo, como consequência de outros fatores, como desgaste ou abrasão da superfície oclusal dos dentes, maus hábitos como chupar chupetas ou os dedos, a perda precoce de dentes posteriores, posturas parafuncionais da língua, entre outros.

A mordida profunda ou sobremordida também pode ser classificada como:

  • Horizontal: baseada no aumento da distância desde o bordo incisal dos incisivos superiores até à face vestibular dos incisivos inferiores;
  • Vertical: também chamada de overbite, quando a distância considerada é a que vai do bordo incisal dos dentes incisivos superiores ao mesmo bordo dos incisivos inferiores, perpendicularmente ao plano de oclusão.


Causas da mordida profunda ou sobremordida

A sobremordida costuma ser causada principalmente por alterações no desenvolvimento dos ossos maxilares ou da face. No entanto, a desarmonia dos dentes pode ser causada ou ampliada por outros fatores, de ordem genética, ambiental ou local, como:

  • excesso de força na mastigação, que pode causar a intrusão dos dentes posteriores e retração da mandíbula;
  • perda precoce de dentes posteriores;
  • extrusão dos dentes anteriores (quando os dentes da frente se movimentam excessivamente para fora do osso);
  • bruxismo, causando desgaste ou abrasão da superfície dos dentes;
  • alterações nas funções da língua, dos lábios e das bochechas;
  • mal posicionamento dos dentes superiores frontais;
  • fatores genéticos.

Na maioria dos casos, a mordida profunda ou sobremordida não se dá por uma causa isolada. Um ou mais fatores se somam e levam ao desenvolvimento da condição, que pode ser agravada com o passar do tempo caso o paciente não busque o tratamento correto com um ortodontista.


O que acontece se eu não tratar a mordida profunda ou sobremordida?

Quando a mordida profunda ou sobremordida não é corrigida em crianças e adolescentes, ela pode causar um “travamento” no desenvolvimento normal da mandíbula. Dessa forma, o perfil do paciente tende a ficar mais convexo (arredondado), comprometendo a estética facial. Além da questão estética, que pode trazer sérios problemas de autoestima aos pacientes, há inúmeras outras razões para buscar um tratamento adequado para a mordida profunda ou sobremordida.

Questões funcionais que comprometem a mastigação também devem ser levadas em consideração para buscar um diagnóstico e tratamento adequados. Um desequilíbrio na parte mastigatória, por exemplo, pode ter reflexos diretos em outros aspectos da saúde do paciente.

Os mais recorrentes costumam ser:

  • dores na região da cabeça e pescoço;
  • zumbido nos ouvidos;
  • dores e estalidos na articulação temporo mandibular;
  • enxaquecas;
  • retração gengival;
  • problemas respiratórios;
  • desgaste nos dentes;
  • problemas relacionados ao sono;
  • travamento da mandíbula;
  • feridas no céu da boca em função do atrito com os dentes inferiores.

Além disso, esses fatores podem se agravar e ocasionar outros de ordem emocional, como depressão ou falta de concentração. Mordida profunda ou sobremordida não é um problema meramente estético!

Busque o tratamento em ortodontia e ortopedia facial o quanto antes, para não comprometer a sua saúde e rotina.


Tratamento para a mordida profunda ou sobremordida

O tratamento da mordida profunda ou sobremordida é realizado na maior parte dos casos através da ortodontia. No entanto, depende de fatores como o tipo de sobremordida, a sua causa e a idade do paciente.

Por isso, antes de tudo é preciso buscar um ortodontista qualificado para realizar um diagnóstico preciso e indicar o melhor tratamento.
Tanto adolescentes quanto em adultos, o uso de aparelhos está entre as melhores opções para a correção desse tipo de problema. Casos mais simples podem ser corrigidos com o Invisalign® G5 para mordida profunda, criado para oferecer melhores resultados clínicos na correção da sobremordida.

O novo Smart Force foi criado para nivelar a curva de spee, permitindo uma correção mais previsível da mordida profunda. Novos Attachments de mordida profunda para pré-molares oferecem ancoragem na intrusão de dentes anteriores.

O Invisalign® G5 introduz novas áreas de pressão na superfície lingual dos alinhadores, criadas para redirecionar a força intrusiva no longo eixo dos dentes anteriores, tornando mais previsível a intrusão dos dentes incisivos. Além disso, os precision by trumps são desenhados para desocluir os dentes posteriores, aumentando a eficiência da correção da mordida profunda.

A posição dos by trumps é ajustada automaticamente a cada estágio para manter o contato anterior durante a correção da mordida profunda.

Em casos mais graves, como os que são causados por alterações na estrutura óssea, pode ser necessária a realização de uma cirurgia. Na cirurgia ortognática, por exemplo, há um reposicionamento dos maxilares no rosto ou na face, fixados com parafusos de titânio.

Se você acredita que a sua mordida é profunda, busque a orientação de um ortodontista do Aligner Studio para uma melhor avaliação do seu caso. Agende uma consulta agora mesmo!

Escrito por Dra. Ana Paula Tuleski CRO-PR 15787
Formada em Odontologia pela PUC-PR, é especialista em Ortodontia pela Universidade de Maringá, com Excelência em Ortodontia Dental Press e membro da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia. Ortodontista Invisalign® Top Doctor Diamond, certificada pelo curso Invisalign by Instituto Maio e Fellowship em Alinhadores.

Deixe um comentário