Cuidar da saúde bucal deveria ser prioridade durante toda a vida, desde a infância até a velhice. Afinal, um sorriso perfeito e alinhado faz bem para a nossa autoestima e para a nossa saúde como um todo.

Problemas relacionados à posição dos dentes podem (e devem) ser tratados em qualquer fase da vida. A mordida cruzada ou invertida, por exemplo, é um dos problemas ortodônticos mais comuns e afeta crianças e adultos.

Se você sofre com a condição e não tratou quando era criança ou adolescente, e não procura um tratamento adequado por vergonha, saiba que agora você pode tratá-la de forma discreta e prática.

Não existe uma idade certa para cuidar da sua saúde bucal. Escrevemos este artigo para falar um pouco mais sobre a mordida cruzada ou invertida, suas causas, sintomas e como você pode tratá-la com muita discrição e eficiência.

Afinal, ter um sorriso perfeito e alinhado é para todas as fases da vida!


O que é a mordida cruzada ou invertida?

A mordida cruzada ou invertida ocorre quando há um desalinhamento entre os dentes superiores e inferiores, causando uma má oclusão. Ou seja, quando alguma parte da arcada dentária superior se encaixa por dentro ou atrás da arcada inferior.

Dessa forma, não se tem um padrão considerado normal e o paciente tem um sorriso torto. A mordida cruzada ou invertida atrapalha o crescimento dos ossos da face, resultando em inúmeros problemas, como problemas na articulação ATM, desgastes e perdas dentárias.

Além disso, outros problemas comuns associados à mordida cruzada são:

  • dificuldades na escovação, facilitando o aparecimento de cáries e outros problemas bucais;
  • problemas de mastigação e respiração;
  • retração gengival, mostrando abfração nos dentes (pequenos entalhes na sua parte superior da raiz exposta)
  • bruxismo;
  • distúrbios temporomandibulares (ATM)

É importante frisar que normalmente o problema é perceptível. No entanto, muitas vezes a mordida cruzada ou invertida pode ser imperceptível e os dentes parecerem alinhados.

Por isso, é fundamental fazer uma avaliação com um profissional.


Tipos de mordida cruzada ou invertida

A mordida cruzada ou invertida pode se apresentar de formas distintas, sendo que em alguns casos é mais fácil visualizar essa alteração, enquanto em outros não é perceptível. As formas que a mordida cruzada pode se apresentar são:

  • mordida cruzada anterior: quando os dentes localizados em cima da arcada superior não conseguem recobrir a inferior;
  • mordida cruzada posterior: quando os dentes superiores se fecham por dentro dos inferiores na hora da mordida;
  • mordida cruzada lateral: quando existe um desalinhamento de dentes em apenas um lado da boca, normalmente o lado da mastigação;
  • mordida cruzada bilateral: quando existe desalinhamento de dentes de ambos os lados da boca.

Causas e principais sintomas da mordida cruzada ou invertida

A mordida cruzada ou invertida possui diversas causas. Ela pode ter origem genética quando a formação da mandíbula tem um crescimento excessivo ou insuficiente. Mas também pode ser causada por fatores externos como respiração incorreta, chupar os dedos, chupetas ou mamadeiras e atraso no processo de oclusão e crescimento dental.

O desalinhamento entre as arcadas dentárias costuma ser a principal característica visível da mordida cruzada ou invertida. No entanto, o problema pode gerar outros sintomas, como:

  • assimetria da face em crianças em função do desenvolvimento desigual da mandíbula;
  • a criança respirar mais pela boca do que pelo nariz;
  • erupção tardia dos dentes;
  • dores de cabeça;
  • estalos ao abrir e fechar a boca;
  • dores nas articulações temporomandibulares (ATM);
  • zumbidos no ouvido;
  • sensibilidade nos dentes;
  • retração gengival.


Como tratar a mordida cruzada ou invertida?

Para ter certeza de que você sofre com a mordida cruzada ou invertida, é fundamental agendar uma avaliação com um profissional especializado. Só ele poderá afirmar com certeza e indicar o melhor tratamento para o caso do paciente.

O mais indicado é que a mordida cruzada seja tratada ainda na infância para evitar que outros problemas apareçam. No entanto, é totalmente possível tratar a má oclusão quando adulto.

Se o tratamento é iniciado na infância, alguns exercícios podem ajudar a posicionar os dentes corretamente. Além disso, aparelhos dentários ou ortopédicos removíveis também podem ser indicados pelo ortodontista.

Se o paciente já é adulto, algumas intervenções podem ser necessárias, como expansão do palato, reposicionamento de dentes ou cirurgias. No entanto, a MAIORIA dos casos podem ser tratadas com os alinhadores transparentes Invisalign®.

Confeccionado em impressoras 3D, ele possibilita um tratamento personalizado, rápido, confortável e muito discreto. Ele é praticamente imperceptível nos dentes, sendo por isso muito indicado para o tratamento de adultos.

Nós podemos ajudar você a corrigir a mordida cruzada ou invertida. Agende agora mesmo uma avaliação com um ortodontista Invisalign® Top Doctor Diamond do Aligner Studio.

Escrito por Dra. Ana Paula Tuleski CRO-PR 15787
Formada em Odontologia pela PUC-PR, é especialista em Ortodontia pela Universidade de Maringá, com Excelência em Ortodontia Dental Press e membro da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia. Ortodontista Invisalign® Top Doctor Diamond, certificada pelo curso Invisalign by Instituto Maio e Fellowship em Alinhadores.

Deixe um comentário