Os casos de dentes desalinhados não são raros, muito pelo contrário! É bastante comum que as pessoas tenham algum tipo de desalinhamento nos dentes, mesmo que eles sejam discretos.

O que a maioria das pessoas não sabe, é que os dentes desalinhados não influenciam somente na questão estética. Eles podem afetar a funcionalidade, causar muita dor, levar a doenças graves e afetar seriamente a autoestima do paciente.

Dessa forma, não se deve adiar o tratamento ortodôntico. Quanto antes for iniciado, mais rápido você se livrará do incômodo e poderá sorrir livremente.

E se você acha que os dentes desalinhados só ocorrem na infância, fique sabendo que eles podem desalinhar na vida adulta também. Pensando nisso, escrevemos este artigo com alguns esclarecimentos sobre os dentes desalinhados, suas principais causas e consequências de não tratar.


Mas, o que são dentes desalinhados?

Ter um sorriso perfeito e harmônico é o desejo da maioria das pessoas. Isso significa que além de terem uma aparência estética bacana, todas as funções bucais estão em correto desenvolvimento.

Não é o que acontece com muitas pessoas, que não se sentem confortáveis com os próprios dentes. Muitas vezes elas acabam protelando um tratamento ortodôntico por achar que os dentes desalinhados só influenciam na questão estética.

Mas afinal, o que são dentes desalinhados? O desalinhamento dentário ocorre quando a dentição não se desenvolve como deveria, fazendo com que os dentes nasçam tortos, saltados ou com sobreposição de um dente sobre o outro.

Mesmo que a dentição se desenvolva corretamente, existem diversos outros fatores que fazem com que os dentes fiquem desalinhados.

Esse desalinhamento pode trazer sérias consequências tanto para a sua saúde bucal quanto para a sua saúde geral. Por isso, é muito importante que você procure um ortodontista quando o problema estiver no início, para que um diagnóstico possa ser feito e o tratamento iniciado.

Dessa forma, evita-se que o problema se agrave e o paciente passe a sentir muita dor.


Principais causas dos dentes desalinhados

O desalinhamento dentário pode ocorrer em todas as fases da vida, seja com o nascimento dos primeiros dentinhos do bebê, na infância ou mesmo na vida adulta. As causas para os dentes desalinhados podem ser tanto de origem hereditária quanto de maus hábitos durante a infância, como usar chupetas ou chupar os dedos.

Além disso, outros aspectos também podem influenciar e causar o desalinhamento dentário. A seguir, apresentamos os principais deles:

  • sisos: quando o paciente não tem espaço suficiente para comportar os dentes sisos, eles acabam empurrando os outros dentes para encontrar uma posição. Em função disso, o alinhamento de todos os outros dentes pode ser influenciado;
  • maus hábitos: usar chupetas, mamadeiras, chupar os dedos, roer as unhas, morder objetos duros ou até mesmo pressionar a língua contra os dentes podem fazer com que os seus dentes fiquem desalinhados;
  • bruxismo: distúrbio caracterizado pelo ranger involuntário dos dentes que acaba fazendo com que os dentes fiquem desgastados com o passar do tempo, além de causar inflamação nas gengivas;
  • respiração bucal: respirar pela boca altera o formato dos ossos maxilares e da arcada dentária. O processo não acontece da noite para o dia, mas tem grande influência sobre o alinhamento dos dentes;
  • periodontite e outros problemas bucais: alguns problemas bucais que afetam o periodonto (que são os tecidos envolvidos na fixação do dente ao osso incluindo a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar) deixam os dentes maleáveis, o que pode fazê-los saírem de suas posições de origem.
  • arcada dentária menor;
  • traumas.

Por mais que o desalinhamento dentário muitas vezes se manifeste na infância, ele também pode ocorrer depois de a dentição permanente ter nascido, sobretudo por problemas periodontais. Assim, quem nunca teve os dentes desalinhados pode começar a conviver com eles em função de maus hábitos ou problemas bucais.


Principais consequências de não tratar os dentes desalinhados

Não tratar os dentes desalinhados pode trazer outras consequências além das estéticas. A autoestima de um paciente com dentes tortos também acaba muito prejudicada. Principalmente, porque quando a pessoa não se sente confortável com os próprios dentes, ela acaba se fechando e tornando-se introspectiva e insegura.

Além disso, o desalinhamento dentário pode trazer inúmeras outras complicações para a saúde geral de uma pessoa. O encaixe incorreto entre os dentes leva à mordida cruzada, que com o tempo podem levar a disfunções na articulação temporomandibular (ATM). Essa disfunção pode causar dores de cabeça, enxaquecas, dores nos olhos e nos ouvidos.

A higiene bucal também sai prejudicada pois os dentes desalinhados invadem o espaço de outros dentes, estreitando o espaço entre eles e dificultando a limpeza. Assim, o paciente pode desenvolver cáries.

Outra complicação dos dentes desalinhados é a mordida cruzada, que afeta a mastigação, dificulta a digestão e pode machucar as gengivas, deixando-as sensíveis e inchadas. Além disso, problemas respiratórios e incômodos na coluna vertebral também podem ocorrer.

Logo, os dentes desalinhados podem trazer muitas consequências além do prejuízo estético.


Tratamentos para dentes desalinhados

Antes de iniciar o tratamento, é fundamental consultar um ortodontista para que o diagnóstico adequado seja realizado. Após a consulta, alguns exames odontológicos serão solicitados para verificar o estado da saúde bucal.

A partir dos resultados, um tratamento pode ser proposto. Independentemente da gravidade do caso, é possível reposicionar os dentes e deixá-los simétricos e harmoniosos.

De forma geral, o tratamento para dentes desalinhados é o uso de aparelho ortodôntico, seja ele fixo ou móvel. Se você não quer chamar muita atenção, pode optar por um aparelho transparente, que além de discreto é muito eficaz.

Desde os casos mais simples até os casos mais complexos, podem ser resolvidos por nossos experientes Ortodontistas. O Aligner Studio entrega sorrisos perfeitos executados por ortodontistas Invisalign®Top Doctor Diamond. Agende sua Consulta.

 

Escrito por Dra. Samanta Nigro CRO-PR 12242
Formada em Odontologia pela PUC_PR, especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela PUC-PR,  especialista em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia-PR e membro da Sociedade Paranaense de Ortodontia. Invisalign® Top Doctor Diamond, certificada pelo curso Invisalign by Instituto Maio e fellowship em alinhadores.

Deixe um comentário